'DUBAI' Madeira

"Custódio Correia e Avelino Farinha têm como objetivo erguer o 'Dubai' Madeira"

A Câmara do Funchal atendeu às razões apresentadas pela VARINO para que seja feito um contrato para uma unidade de execução do Plano de Pormenor do Amparo, de forma a viabilizar o investimento imobiliário na Estrada Monumental. O estudo prévio para o plano de pormenor da unidade de execução 07, foi ontem aprovado por unanimidade na reunião semanal da autarquia, pelo que se segue a publicação em JORAM, após a qual começará a participação dos interessados.

Como referimos na edição de ontem a possibilidade de as autarquias contratarem com privados a realização de instrumentos de ordenamento do território está prevista em lei e nos próprios instrumentos dos municípios, no caso, o PDM e Plano de Pormenor do Amparo. Agora, uma vez publicada está sujeita a uma período de 15 dias para a audiência dos munícipes, "com vista a facultar aos interessados todos os elementos relevantes para que estes possam conhecer a área delimitada para (...) o plano, bem como formular sugestões à autarquia".

Até lá sabe-se que os promotores do aldeamento tencionam instalar o 'Dubai' Madeira. "À semelhança do Dubai, que se ergueu do pó do deserto para se transformar numa das maiores cidades cosmopolitas do mundo e destacando-se na atualidade como um dos maiores centros mundiais de negócios, a VARINO pretende conceber um aldeamento único, diferenciador, e enriquecedor para a cidade do Funchal tornando-a cada vez mais atrativa e distinta" refere a sociedade detida pelo AFA e pela SOCICORREIA.

Os promotores consideram estar perante um projeto que é um "desafio à arquitetura portuguesa". Vai ocupar um terrenos de 32mil metros quadrados, dos quais aproximadamente 20mil metros quadrados serão zonas verdes e de lazer, "o que permitirá a todos os que lá passem usufruir de ótimas áreas integradas num empreendimento distinto, agradável e muito funcional".

O aldeamento é composto por apartamentos com tipologias T1, T2, T3, T4, espaços comerciais, um hotel de 5 estrelas e serviços.

Refere a VARINO que o investimento no desenvolvimento económico e social na Região é fruto da união de duas empresas com muito know how da construção civil e promoção de edifícios imobiliários a nível nacional e internacional."

Diário de Notícias