As Figuras de 2020

O empresário do ano louva o empenho de toda a sua equipa para superar as dificuldades sentidas por causa da pandemia e diz que os resultados deste ano são iguais ou até superiores a 2019.

O empresário Custódio Correia foi o escolhido como principal figura na área da Economia da Região no ano que agora termina. Um ano atípico cheio de dificuldades para todos, sobretudo para quem tem de se responsabilizar não só pelas empresas como pelo ganha pão de muitas famílias.

Ao JM e quando instado a analisar este ano marcado pela pandemia, a qual afetou a maioria dos negócios. Custódio Correia admite que também a sua empresa, a SOCICORREIA, levou um abanão nos primeiros dias de confinamento. Acontece, conforme prossegue em declarações ao Jornal que, desde logo, todos os seus funcionários souberam dar a volta e ter força de vontade para a empresa passar quase à margem de todas as dificuldades que foram surgindo e chegar ao final do ano praticamente com os mesmos resultados que obteve em 2019. "Obtivemos bons resultados. Se fizermos bem as contas, até podem ter sido melhores que o último ano", sublinha, mostrando-se grato pelo facto de a sua empresa não ter sido muito afetada pela situação pandémica.

"O ano foi uma surpresa para todos nós e obrigou-nos a tomar medidas de imediato de forma a manter todos os postos de trabalho. Logo no período de confinamento, começamos a improvisar e a pensar como fazer. Fomos improvisando e saímo-nos bem"

Tudo concretizado

Custódio Correia salienta, contudo, que a estorço de cada um daqueles que trabalham para si foi a dobrar. Ou até talvez mais. Felizmente conforme faz questão de destacar, não foi preciso despedir nenhum dos 100 trabalhadores diretos (mais 200 através de subcontratos), nem mandar alguém para lay-off. Além disso todos os projetos que estavam já no terreno quando foi decretado confinamento, continuaram a concretização assim que possível. E todos os projetos que estavam também em carteira quer na Madeira, quer fora da Região, avançaram. Pode ter havido um ou outro atraso mas perfeitamente compreensível num ano em que todos os setores (uns mais que outros] tiveram que fazer um esforço quase desumano para conseguir sobreviver à esta pandemia.

"Sem com vontade de surpreender e de superar, a equipa manteve-se muito coesa", diz ainda. Custódio Correia termina o ano com o sentido de dever cumprido e não pára de agradecer à sua equipa pelo trabalho concretizado, destacando as obras que de- corriam quando 'explodiu' a bomba de que era preciso avançar para confinamento porque a pandemia estava também a chegar à Madeira. Na altura a SOCICORREIA tinha três grandes investimentos nos Barreiros, para além de outros fora da Região Autónoma. Dispunha também de algumas obras com parceiros emigrantes que, com espírito cooperativo, foi conseguido realizar. São alguns deles os de reabilitação urbana.

Quanto ao empreendimento que estava previsto arrancar durante este ano nas Virtudes, foi anunciado no dia 18 de dezembro.

"Estamos a falar de um investimento de mais de 25 milhões de euros que vai arrancar no primeiro mês de 2021. Portanto, mantivemos todo o plano que tínhamos definido para 2020 e 2021", afirma ainda em declarações ao jornal. "A pandemia não passou ao lado. Obrigou a tomar medidas diferentes. Trabalhámos muito mais. E houve um esforço muito grande não só da administração mas de todos os trabalhadores" refere, adiantando que "com esforço tudo é possível".

Agradecendo a distinção feita por jornalistas e colaboradores do JM, Custódio Correia não termina as suas declarações sem manifestar a sua solidariedade com todos aqueles que foram muito afetados pela pandemia. E apontou todos aqueles que estão ligados ao setor do turismo. Por outro lado, deixou uma mensagem de esperança, recordando que as crises vêm vão. A vacina poderá trazer uma luz ao fundo do túnel.

"Nunca podemos achar que estamos seguros e que tudo vai bem. Mas com força de vontade consegue-se superar", referiu também.

Para o Grupo SOCICORREIA, mais do que um serviço, a construção e promoção imobiliária são uma arte. A arte de bem construir e garantir a qualidade e bem-estar na vida doss seus clientes. Carateriza-se pela conquista de um cliente, tornando-o parceiro, fidelizando, garantido o cumprimento da boa execução e relação.

JM